Higiene bucal de cães e gatos: Mantenha o sorriso do seu pet.

Higiene bucal de cães e gatos: Mantenha o sorriso do seu pet.

Uma má higiene bucal pode causar problemas na saúde de cães e gatos!

Infelizmente, a maioria dos animais de estimação não têm os dentes devidamente escovados. Devido a essa má higiene bucal, os cães e gatos ficam susceptíveis a desenvolverem o tártaro dentário, e consequentemente, diversos problemas de saúde:

Além do aspecto visual, que são dentes amarelados/amarronzados, um dos primeiros sintomas que indicam a existência de tártaro em cães e gatos é o mau hálito. Dentre as consequências do tártaro, podemos citar a perda dentária e a dificuldade ao triturar os alimentos.

Como consequência mais grave, o local onde ocorreu a perda dentária pode servir como fonte de contaminação para o organismo, com a possibilidade de bactérias entrarem na corrente sanguínea do pet e atingirem órgãos vitais como fígado, rins e coração, diminuindo assim a expectativa de vida do animal.

É indicado que o pet passe por um exame dentário de rotina pelo menos uma vez ao ano, pois somente um médico veterinário saberá identificar se a limpeza está sendo feita de maneira correta, além de analisar a necessidade de uma limpeza no consultório.

Evite todos esses problemas: Faça a higiene bucal de seu cãozinho ou gatinho!

A higiene bucal evita problemas como tártaro, mau hálito, gengivite, perda de dentes e algumas doenças bucais, por isso, faça a escovação com regularidade e inclua alguns métodos complementares que auxiliam na saúde bucal do animal. Dentre esses métodos complementares, podemos citar:

  • SPRAY ANTISSÉPTICO: Auxilia na prevenção e tratamento de infecções, além de combater o mau hálito;
  • PETISCOS: são os mais atrativos para os cachorros e costumam não ter contraindicação. Enquanto o pet se delicia com o petisco, o tártaro é combatido através da ação mecânica;
  • MORDEDORES: Trabalham de forma semelhante aos petiscos, limpando os dentes mecanicamente. Geralmente, são bons para pets jovens e com muita energia;
  • RAÇÃO SECA: A ração seca costuma ser uma aliada da higiene bucal, visto que as rações úmidas podem grudar nos dentes de seu amigo.

O ideal é que a higiene bucal de cães e gatos seja feita pelo menos uma vez ao dia! Ah, e claro, use sempre escovas e cremes dentais apropriadas para cães e gatos.

Para os animaizinhos mais jovens, a dica é usar a escova de dente no estilo “dedeira”, que tornam a atividade mais fácil e divertida. Mas, se seu filho de quatro patas já está crescidinho, não se preocupe! Nunca é tarde para aprender bons modos. Uma grande dica é que você comece aos poucos, enquanto o pet estiver calmo e relaxado.

Ao Utilizar nossos serviços, você concorda com os termos de uso e politica de privacidade do nosso site.

Concordo

Painel de Acessibilidade - Camada Cinza Escuro